Ter ou não ter música ambiente no seu negócio?

Simplificando o que precisa de saber para passar legalmente música no seu espaço.
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  • Noções gerais
  • Licenciamento
  • O ambiente sonoro perfeito
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Noções gerais
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Para a maioria das pessoas, quando ouvem falar de música ambiente, pensam de imediato na chamada “música de elevador”, caraterizada por notas instrumentais suaves e de arranjos simplificados. Contudo, o ambiente criado pela música tem muitas formas, sendo muito mais abrangente que isso.

Cada vez mais, a música ambiente, é parte integrante da estratégia de identidade das marcas e da experiência do consumidor, integrando-se no ambiente e personalidade do espaço dos mais variados tipos de negócio.

O ambiente sonoro tem vindo a valorizar o tempo que o consumidor passa num estabelecimento, fazendo parte da experiência integrante com a marca. Não é por acaso que muitos consumidores continham a dar preferência a espaços que lhes proporcionam uma melhor experiência, apesar dos preços mais elevados.

São vários os fatores que, quando bem pensados e combinados, contribuem para atrair os consumidores e enobrecer a experiência que estes têm com a marca: passando por elementos mais óbvios, como a decoração e iluminação, até às escolhas musicais certas a pensar na marca e espaço em questão.

Para além de ter impacto na experiência do consumidor, a música ambiente também tem o poder de influenciar a identidade de marca, a fidelização do cliente, bem como a produtividade dos colaboradores e a receita de vendas.

Sabe-se que a música afeta subconscientemente  o nosso humor, níveis de energia e até mesmo o nosso comportamento. Não é, portanto, estranho que isto se reflita também nos espaços de negócio. Com uma curadoria musical adequada, é possível aumentar o sentido de ligação do cliente com a marca.

É importante ter em conta que todos os momentos devem ser positivos para o cliente, desde o momento em que o cliente entra pela porta até ao momento em que sai. E o som no estabelecimento é essencial neste processo.

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Licenciamento


Embora a música ambiente traga todos estes benefícios para as empresas, é importante que os estabelecimentos estejam em conformidade com a legislação portuguesa no que toca aos produtores de obras musicais e à difusão de música em espaços públicos. Em Portugal, uma empresa que passe música publicamente no seu espaço precisa de:

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  • Um fornecedor de música ambiente devidamente licenciado para fins comerciais, como é o caso da Waybox.
  • Certificado de licenciamento – aqui há dois cenários para a execução pública de música:
    • Música Comercial – Certificado de licenciamento para os direitos de autor e conexos, que estão representados pela SPA e Passmusica. Ideal para os estabelecimentos que pretendem passar música comercial, grandes hits e música mais conhecida do público em geral.
    • Música de Artistas Independentes – Certificado de licenciamento de artistas independentes, já incluído na mensalidade do fornecedor de música ambiente. Ideal para os espaços que querem criar um ambiente sonoro, com custos reduzidos.

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É importante lembrar que serviços de streaming, como o Spotify, não estão em conformidade legal para passar música em espaços comerciais, tal como consta nos termos e condições desses serviços, uma vez que a sua finalidade é a distribuição de música unicamente para uso pessoal. O mesmo se passa com música passada na rádio ou em canais de televisão exclusivos de música.

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O ambiente sonoro perfeito


Na Waybox, ajudamos os nossos clientes a perceber o verdadeiro valor da música e como podem beneficiar ao máximo deste elemento.

Com mais de 11 anos de experiência no mercado da música ambiente e com mais de 1000 clientes por todo o país (Continente e Ilhas), já ajudámos vários estabelecimentos a chegar mais longe através da música, tanto pela nossa grande variedade de playlists, com diversos géneros e temáticas, quer pelas ferramentas de gestão de música ambiente que dispomos de forma fácil e eficaz.  

Na Waybox olhamos para o tipo de negócio, para a identidade e personalidade da marca, bem como para o tipo de público da marca. É importante haver uma harmonia entre a personalidade da loja e o género de música passado no mesmo espaço, caso contrário os clientes poderão estranhar a dissonância entre uma e outra. Outros fatores, como o volume, ritmo e tempo da música também influenciam. Tanto para o tipo de estabelecimento, como para as diferentes partes do dia e da semana.

Optar por uma música mais mexida e animada de manhã para despertar os clientes e por uma música mais relaxante para quando saem do trabalho e precisam de desfadigar também é certamente uma possibilidade interessante para a maioria dos espaços. Com a Waybox APP é possível programar que música passar e em que horários, através das opções de calendarização que oferecemos.

Músicas sazonais, relacionadas com certas  ocasiões, como Halloween, Natal, Dia dos Namorados, também trazem um espirito mais apropriado para essas épocas festivas, criando, assim, uma maior proximidade com o consumidor.

Contate-nos para avaliar qual a música ambiente mais adequada para o seu espaço de negócio. Pode ligar através do +351 215 885 416 ou escrever-nos via email para geral@waybox.pt!

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