A Importância da Música Ambiente

Simplificando o que precisa saber para passar legalmente música ambiente no seu espaço

A Importância da Música Ambiente

A música ambiente, cada vez mais, é parte integrante da estratégia de identidade das marcas e da experiência do consumidor, integrando-se no ambiente e personalidade do espaço dos mais variados tipos de negócio.

O ambiente sonoro tem vindo a valorizar o tempo que o consumidor passa num estabelecimento, fazendo parte da experiência integrante com a marca. Não é por acaso que muitos consumidores continuem a dar preferência a espaços que lhes proporcionam uma melhor experiência, apesar dos preços mais elevados.

São vários os fatores que, quando bem pensados e combinados, contribuem para atrair os consumidores e enobrecer a experiência que estes têm com a marca: passando por elementos mais óbvios, como a decoração e iluminação, até às escolhas musicais certas a pensar na marca e espaço em questão.
.

O impacto de um ambiente sonoro adequado
.

Para além de ter impacto na experiência do consumidor, um ambiente sonoro adequado também tem o poder de influenciar a identidade de marca, a fidelização do cliente, bem como a produtividade dos colaboradores e a receita de vendas.

Sabe-se que a música afeta subconscientemente  o nosso humor, níveis de energia e até mesmo o nosso comportamento. Não é, portanto, estranho que isto se reflita também nos espaços de negócio.

Com uma curadoria musical adequada, é possível aumentar o sentido de ligação do cliente com a marca.

É importante ter em conta que todos os momentos devem ser positivos para o cliente, desde o momento em que o cliente entra no espaço, até ao momento em que sai. O ambiente sonoro no estabelecimento torna-se, assim, um elemento crucial neste processo.
.

Música ambiente Waybox
.

Na Waybox, enquanto fornecedores de música ambiente, ajudamos os nossos clientes a perceber o verdadeiro valor da música e como podem beneficiar ao máximo deste elemento.

Com mais de 11 anos de experiência no mercado da música ambiente e com mais de 1000 clientes por todo o país (Continente e Ilhas), já ajudámos vários estabelecimentos a chegar mais longe através da música, quer pela variedade de playlists, com diversos géneros e temáticas, quer pelas ferramentas de gestão de música ambiente que dispomos de forma fácil e eficaz.  

Na Waybox olhamos para o tipo de negócio, para a identidade e personalidade da marca, bem como para o tipo de público da marca. É importante haver uma harmonia entre a personalidade da loja e o género de música passado no mesmo espaço, caso contrário os clientes poderão estranhar a dissonância entre uma e outra. Outros fatores, como o volume, ritmo e tempo da música também influenciam. Tanto para o tipo de estabelecimento, como para as diferentes partes do dia e da semana. Um bar ao pé do rio terá muito mais chill out e bossa nova, enquanto um restaurante de topo uma música mais calma.

Optar por uma música mais mexida e animada de manhã para despertar os clientes e por uma música mais relaxante para quando as pessoas saem do trabalho e precisam de desfadigar também é certamente uma possibilidade interessante para a maioria dos espaços. Com a Waybox APP é possível programar que música passar e em que horários, através das opções de calendarização que oferecemos.

Músicas sazonais, relacionadas com certas  ocasiões, como Halloween, Natal, Dia dos Namorados, também trazem um espirito mais apropriado para essas épocas festivas, criando, assim, uma maior proximidade com o consumidor.
.

Licenciamento
.


É importante que os estabelecimentos estejam em conformidade com a legislação portuguesa no que toca aos produtores de obras musicais e à difusão de música em espaços públicos.

Em Portugal, uma empresa que difunda música publicamente no seu espaço precisa tanto de um fornecedor de música ambiente devidamente licenciado para fins comerciais, como é o caso da Waybox, bem como de pagar royalties às sociedades de direitos de autor e conexos (SPA e Passmusica).
.

Para mais informações sobre o licenciamento, leia este artigo.
.


Contate-nos para avaliar qual a música ambiente mais adequada para o seu espaço de negócio. Pode ligar através do +351 215 885 416 ou escrever-nos via email para geral@waybox.pt!


Sobre a Waybox
Serviço de Música Ambiente & Digital Signage

.
Ajudamos organizações a criar um ambiente sonoro personalizado, sendo que a nossa missão é orientá-lo, de acordo com o seu negócio.

Desta forma, através de som ou imagem, a Waybox apresenta um portefólio de serviços para os mais variados setores de atividade, ou seja, Hotéis, Restaurantes, Bares, Lojas, Ginásios e espaços públicos em geral.
Em suma, fornecemos serviços de música ambiente e digital signage, intuitivos, bem como de fácil utilização, para dar vida ao seu espaço.

.
Já conhece as nossas páginas de redes sociais?
Siga-nos através do LinkedInFacebookInstagram ou Twitter, para se manter a par das nossas novidades.